sábado, 7 de maio de 2011

Tendência: Jaqueta Perfecto

Marlon Brando em cena de 'The Wild One'

A jaqueta perfecto virou hit para o guarda-roupa masculino nesse inverno, só que a peça está no mundo da moda não é de hoje. O modelo perfecto foi desenhada por Irving Schott em 1928 para protejer os motoqueiros do frio e das chuvas. As jaquetas da Schott Bros, marca de Irving, foram as primeiras da espécie, na década de 40 elas ganharam estrelas nos ombros e foram chamadas de One Star, era o modelo 618. Na década de 50, foi criado um modelo idêntico, porém, sem as estrelas nos passantes do ombro, era o modelo 613 que se tornaria célebre graças ao personagem do ator Marlon Brando em "The Wild One".
 


James Dean era um garoto rebelde vestindo perfecto
 
Na década de 50 graças à atores como Marlon Brando e James Dean, que interpretando personagens jovens, subversivos e rebeldes, e que usavam jaquetas de motoqueiro de couro, que o modelo perfecto se tornou conhecido e de tempos em tempos se consagra como peça essencial do mundo da moda.



Modelo da Burberry para campanha Primavera/Verão 2011
 
O modelo perfecto originalmente é de couro, com cinto na barra e com os fechos de zíper, até mesmo nos bolsos, deve ainda ter um fecho diagonal que quando aberta forme uma lapela triangular. Além desses detalhes, a peça é mais ajustada ao corpo, não deve ser nem muita larga nem muito grande, a jaqueta deve ser slim, assim como hoje são chamadas as camisas e t-shirts mais justas, com formato certo no corpo.


O tradicional modelo da perfecto: couro, fechos de zíper e cinto na barra

Aqui no Brasil diversas marcas trouxeram em suas coleções masculinas um modelo da perfecto para o Inverno 2011. Grifes como Forum, Triton, Colcci, Ellus, entre outras, olhando para o universo feminino que desde o ano de 2009 começaram a aparecer as primeiras trendsetters usando a jaqueta perfecto, e em consonância com os desfiles de primavera/verão 2011 de marcas internacionais como Burberry, resolveram investir e trazer como peça tendência o modelo perfecto para a moda masculina.


O modelo perfecto brasileiro mais bonito desse inverno é esse da Ellus


Saindo da tradicional tonalidade preta, a Colcci apresentou um modelo marrom em sua campanha de Inverno 2011


M.Officer também apresentou jaqueta modelo perfecto

Além das grifes nacionais trabalharem com modelos perfectos, diversas marcas internacionais trouxeram em seus desfiles de Outono/Inverno 2012 a proposta da jaqueta perfecto. Ou seja, a tendência não só é atual, como também promete ficar por pelo menos mais uma temporada. As propostas tanto nos desfiles nacionais como nos internacionais são de modernizar e inovar a clássica peça. Seja através de novas cores, saindo do tradicional preto e navegando por outras tonalidades, como o cinza, o caramelo, o marrom, o vermelho, e o manchado. Ou, através de novas formas, seja um modelo volumoso, ou com botões, ou com couro modificado ou com couro plissado ou cortado.


Aspecto envelhecido e manchado mais botões da Emporio Armani


Elegante caramelo da Etro


Couro em tiras da Louis Vuitton



Modelo futurista da Z Zegna

A perfecto virou um dos modelos de jaqueta da atualidade mais utilizados pelas celebridades. Elas caíram no gosto dos atores e cantores por ser uma peça que agrega ao visual uma pegada rock, ousada, moderna e meio transgressora. Ela combina perfeitamente com a imagem de pop star que muitos artistas gostam de manter. E os adeptos da perfecto costumam ser alguns dos trendsetters masculinos como o cantor Kanye West, e os atores Ed Westwick e Penn Badgley do seriado Gossip Girl. Além deles, atores como James Franco e o cantor Joe do Jonas Brothers, também são alguns dos astros que seguem a tendência da jaqueta perfecto.

O tradicional modelo perfecto usado por Penn Badgley

Modelo vermelho deixou o visual de Kanye West descolado

Ed Westwick um dos trendsetters que usa a jaqueta perfecto

O ator James Franco com uma perfecto na capa da Vogue

Modelo estilizado da perfecto usado por Joe Jonas
 A jaqueta perfecto se tornou famosa por estar aliada ao estilo rebelde ou ao rocker, e a pegada da perfecto é bem rocker mesmo, porém, ela veio agora como peça versátil que pode ser combinada com diversos estilos: clássico, sofisticado, casual, fashion, moderno e claro, com o estilo rocker.

Jovem descolado que combinou a perfecto com xadrez grunge, jeans, botas, óculos de sol, cachecol e luvas com dedos abertos

Relembrando a origem da perfecto: o estilo remete à imagem do jovem rebelde ( as pulseiras e a touca de lã enriqueceram a produção)

O clássico estilo rocker, com a perfecto combinada com coturnos e peças pretas

 Em diversos países ao redor do mundo os jovens estão usando a perfecto de acordo com o estilo de cada um deles, e por ser uma peça bem eclética, ela combina com quase tudo: camisas xadrez mais jeans, t-shirt mais shorts (para dias mais quentes), com camisas mais calça de alfaiataria, com camisa mais jeans, com jeans mais jeans, com acessórios como touca, lenço e cachecol.

Homenagem à um dos trendsetters da perfecto: James Dean; ótima combinação com shorts e sandálias gladiadora para os dias mais quentes

Look sofisticado com calça chino de barra dobrada, tênis estilo ked's, xadrez moderna e a perfecto


Perfecto linda com detalhes nos ombros é moderna, é atual e ficou ótima com a t-shirt de estampa P&B, com cachecol, jeans, oxford, óculos e cinto de tachas


Excelente combinação de estilos e peças: rocker mais clássico mais fashion; sapato cano alto mais jeans com barra dobrada mais moleton sob camisa jeans mais cachecol e chapéu

Perfecto no denim é uma boa opção de inovar a peça

A perfecto é uma tendência que não é difícil de se aderir a ela, a pessoa que a usa ganha um ar trangressor muito bacana. É uma peça estilosa, moderna, daquelas que nunca caem de moda, no máximo fica menos em evidência. Com ela é possível compor looks lindos e carregados de estilo. O modelo perfecto é uma das peças que mais vale a pena investir para esse inverno 2011, seja em um modelo de couro original, sintético ou jeans.

A perfecto da Zara é linda

Modelo da Diesel com capuz

Fotos: Reprodução

Um comentário:

  1. Ótimo Post cheio de imagens legais e inspiradoras para os niños estilosos!!!

    ResponderExcluir