sexta-feira, 22 de abril de 2011

Meia-calça masculina

Meia-calça masculina ou mantyhose (como foi batizada nos países de língua inglesa)é um item fashion, que é bastante polêmico. Desde que a meia-calça masculina passou a ser proposta, como peça a ser usada pelos homens, em alguns desfiles, e ainda, passou a ser utilizada pelos fashionistas, muitos homens simplesmente torceram o nariz. Tais homens alegam que é uma peça exclusiva do vestiário feminino, e quem a usa fica além do andrógino, fica travestido. Contudo, a mantyhose segue aparecendo cada vez mais, inclusive em marcas que não desfilem apenas moda conceitual, e sim, puramente, moda comercial ou nos desfiles de grifes de moda voltadas exclusivamente para o público masculino.

Estampa étnica combinada com estilo Geek


Meia preta combinada com peças pretas e uma bermuda cáqui

Muitos homens batem o pé quando o assunto é meia-calça masculina, são os mesmos homens que bateram o pé quando foi lançada a calça skinny e hoje as usam. A moda é assim mesmo, quando é proposto algum conceito, algum produto, algum item, no início gera aversão, gera preconceito, gera negativismos quanto ao novo. Mas ao decorrer do tempo, normalmente, a peça que era considerada apenas do mundo fashion consegue quebrar barreiras e estigmas e alcançar um público em geral. Acredito que este será o caso da meia-calça masculina, com o tempo, o preconceito com ela será quebrado. Pode ser que eu esteja enganado, mas, pode ser também que eu esteja certo. Afinal de contas, a meia-calça masculina que tem sido proposta nos últimos desfiles acompanham outras peças masculinas, peças fortes, peças pesadas, que não remetem nada ao universo feminino, em outras palavras, os looks propostos são másculos.

Meia-calça mais jaqueta futurista mais tênis Louboutin

O estilista da Givenchy no último desfile masculino de Outono/Inverno 2012 da grife, propôs a meia-calça combinada com uma moda urbana, misturou bermudas, camisas e casacos com tênis cano-alto mais a meia calça. No desfile de Inverno 2011 da Ausländer no Fashion Rio a marca propôs a meia-calça para o homem viajante, explorador, e a colocou com bermuda cargo e suéter de tricô. No desfile de Outono/Inverno 2011 da Reserva, a marca utilizou as meias com peças de alfaiataria em tons escuros que ficaram muito bonitos com as meias listradas ou com losangos. Em todas as três grifes a moda proposta é bastante masculina e que pode ser usável, basta ter um pouco de ousadia e escolher as peças certas.

Givenchy no desfile de Outono/Inverno2012

Listras e losangos na proposta da Reserva Outono/Inverno 2011


Preta resinada da Cavelera Outono/Inverno 2011


Em dois desfiles diferentes do Alexandre Herchcovitch um dos pioneiros ao propor a meia-calça masculina
Desfile da Ausländer Outono/Inverno 2011

O site E-mancipate é um site dedicado à mantyhose, no site há várias fotos de homens utilizando a meia-calça masculina, seja na rua ou em eventos sociais. O intuito do site é mostrar que a meia-calça masculina pode e deve ser usada, que o homem deve se sentir seguro para aderir à essa moda, que não é exclusiva das mulheres. O site é em inglês, mas há imagens bacanas, artigos sobre o item e ainda, lugares onde se pode comprar a mantyhose. No site eles ensinam como vestir a meia-calça, visto que algumas são finas e fica difícil para as pessoas estabanadas vestirem sem causar danos á peça
Passo-a-passo de como vestir uma meia-calça

Nas ruas ao redor do mundo, vários homens gostaram da ideia e já estão usando a meia-calça masculina. É quase unânime a escolha de combinar a mantyhose com shorts, seja jeans ou em alfaiataria, e com botas ou tênis cano-alto. Os ousados homens estão adequando a peça ao estilo que eles possuem, que pode ser clássico (peças de alfaiataria), streetwear, geek, rocker, básico. Não importa o estilo, o que vale mesmo é gostar da peça e ter coragem suficiente de usá-la quebrando todos os preconceitos. O look que acho mais bacana é o short de alfaiataria e blazer no mesmo tecido mais camisa tradicional mais tênis, e combinar com tais peças a meia-calça (como os looks da Reserva).

Estilo urbano, e combinação da meia preta com o shorts branco


Estilo rocker da camisa e coturno e mais predominância do preto

O estilo streetwear também combina com meia-calça masculina

Peças de alfaiataria em combinação com a meia-calça

Estilo mais jovial, lembra o humorista Chaves

Meia-calça com tênis baixinho e mistura de estilo glam e streetwear

Vale lembrar que mesmo que a pessoa não ache legal para ela usar uma meia-calça masculina, ela deve pelo menos respeitar quem gosta e quem usa a peça. Pois moda é saber quebrar os preconceitos e aceitar aquilo que é diferente. E também saber ampliar a visão dela, pois não são apenas andróginos que usam o item e sim pessoas com os mais variados estilos.

A meia listrada é show e foi combinada com peças ousadas

Fotos: Reprodução

Um comentário:

  1. Gostei da primeira foto com o rapaz de short branco e meia preta.
    será que eu encontro aqui no brasil esse tipo de meia.
    pitico.valdair@gmail.com

    ResponderExcluir